Outubro Rosa: tudo o que você precisa saber sobre o tema



Estamos no mês de outubro e, nesse período, começa o Outubro Rosa. Neste momento, muitas empresas passam a mudar logo para a cor rosa com o objetivo de justamente ajudar na campanha de prevenção ao câncer de mama.


Pensando na importância desse tema, neste artigo explicaremos detalhadamente o que é o Outubro Rosa, como surgiu o movimento e como essa iniciativa se iniciou no Brasil. Além disso, forneceremos algumas dicas de prevenção. Continue com a gente.


O que é o Outubro Rosa?


Trata-se de uma campanha de conscientização que visa alertar especialmente as mulheres em relação a importância da prevenção do câncer de mama. O diagnóstico precoce é a melhor estratégia nesse sentido.


Neste mês de outubro, as mulheres que apresentam entre 40 e 70 anos são aconselhados para fazer a mamografia. Isso porque, esse exame é capaz de verificar se há ou não a presença de algum nódulo cancerígeno. Trata-se de uma prática muito simples e que pode salvar várias vidas.


Como surgiu o movimento?


O movimento Outubro Rosa iniciou em 1997, nos Estados Unidos. Desde então passaram a desenvolver ações voltadas a prevenção do câncer de mama.


Para sensibilizar a população em relação ao tema, as cidades norte-americanas se enfeitavam com laços rosas, especialmente nos locais públicos. Posteriormente, foram desenvolvidas outras ações como corridas, desfile de moda com sobreviventes do câncer de mama etc.


Como essa iniciativa chegou no Brasil?

A primeira iniciativa Nacional em relação a data foi desenvolvida em 2002 com a eliminação do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Seis anos depois, o movimento começou a se espalhar pelo país e chegou a mais cidades. Diversas entidades iluminaram os prédios no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, entre outras regiões do país.



Como se prevenir do câncer de mama?


O Outubro Rosa desenvolve ações justamente com o objetivo de estimular a prevenção da doença. Agora, você deve estar se perguntando: quais são as melhores formas de prevenção? Não há muito segredo, pois basta algumas práticas como:

  • alimentação balanceada: pode parecer um clichê, mas a alimentação balanceada é um dos principais segredos de uma vida saudável. No caso do câncer de mama, uma dieta rica em vitamina A ajuda na prevenção. Por isso, opte pelo consumo de frutas e vegetais. Evite o consumo de alimentos muito doces ou gordurosos;

  • exercícios físicos: a prática de atividades físicas diminuem o risco do câncer de mama. Procure fazer exercícios, pelo menos, por 30 minutos por dia;

  • evitar ganho de gordura corporal: também é importante evitar o ganho de peso, especialmente de gordura corporal. Isso porque, a obesidade é um dos fatores que contribuem para aumentar o risco do câncer de mama.

A campanha Outubro Rosa é de fundamental importância para que as mulheres conscientizem em relação às medidas de prevenção para o câncer de mama. Sem dúvida, a prevenção é o melhor caminho, pois as ações que descrevemos são capazes de evitar consequências mais graves no futuro.


Este artigo na qual informamos sobre Outubro Rosa foi útil para você? Compartilhe o conteúdo com seus os amigos nas redes sociais e permita que esta campanha e as informações sobre o Outubro Rosa alcancem mais pessoas.

Destaque
Recentes

Porto Alegre - Rio Grande do Sul: Rua Anita Garibaldi, 484/301

E-mail: ksa@ksaseguros.com.br

+55 51 3209.9705  |  +55 51 3330.7394

2020 - KSA Corretora de Seguros - Todos os Direitos Reservados

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Powered by

Agência Conectados - KSA Corretora de Seguros