Placas Mercosul: como vai ser essa mudança?


Você estava andando de carro e se deparou com placas diferentes neste início de 2019? Pois então, essas são as Placas Mercosul. O padrão visual mudou, a sequência de identificação também, além das medidas de seguranças que foram implementadas.

Então, se você quer saber mais informações sobre as Placas Mercosul, como, por exemplo, quando é o prazo final, como funcionam essas placas e o que muda para o padrão antigo, leia este conteúdo até o final.

Quando as placas Mercosul serão obrigatórias?

Mantenha a calma, não precisa correr. Na verdade, essa é uma medida que foi tomada agora e você só verá as novas placas em carros novos, que foram transferidos de propriedade, de domicílio ou veículos que alteraram a sua categoria.

A obrigação dessas placas em todos os veículos ficou para 2024. Então, você tem bastante tempo para aderir as novas placas Mercosul.

Mas, é bom ficar atento. Nos casos que citamos acima, é necessário que o veículo tenha o emplacamento alterado. Portanto, se for comprar um carro novo, transferir a propriedade, o domicílio ou alterar a categoria do seu carro, saiba que é necessário sair com o novo padrão de placas da garagem.

O que muda com as novas placas Mercosul?

De cara conseguimos perceber uma mudança: a quantidade de letras e números. Atualmente, vemos no Brasil a sequência de 3 letras e 4 números.

Por exemplo: AAA 0000

Agora, com o novo padrão do Mercosul, as placas estão com uma sequência diferente, com 4 letras e 3 números.

Por exemplo: AAA0A00

Com essa alteração, números e letras não terão um padrão fixo. Somente o último caractere da placa Mercosul que será obrigatoriamente um número. Essa é uma medida para não prejudicar os esquemas de rodízio dos municípios.

Confira cada detalhe do novo padrão de placas Mercosul:

Medida de segurança: QR Code e Chip

Como falamos no início do conteúdo, as placas terão novas medidas de segurança. Entre elas está o QR Code e o Chip que será instalado em cada placa. O QR Code possibilita que as fiscalizações possam escanear e verificar se o veículo condiz com a placa, e também para que compradores façam essa verificação, evitando que fraudes aconteçam.

Essa nova medida do QR Code com certeza será muito eficiente, pois possibilitará que todos possam identificar possíveis irregularidades rapidamente.

O chip também é uma medida que vai auxiliar muito, pois armazena todos os dados do veículo, que vão desde a identificação do fornecedor até o número, data, ano e modelo de fabricação do veículo. Todas essas informações serão lidas facilmente por autoridades, o que facilitará o trabalho das fiscalizações.

E quanto custam as novas placas Mercosul?

Com todos esses benefícios, você deve estar se perguntando: “com certeza o emplacamento será mais caro”. Pois então, vai depender do seu estado. No Rio de Janeiro, por exemplo, que foi o primeiro estado a aderir essa mudança, o custo é de R$ 219,35 para os proprietários que realizarem a troca voluntariamente.

E, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-RJ), o preço cobrado pelas novas placas Mercosul é o mesmo que o padrão antigo.

Mesmo que o uso obrigatório seja só para 2024, é bom ficar por dentro de todas essas mudanças, não é mesmo? Se você gostou deste artigo, não esqueça de compartilhar nas redes sociais com os seus amigos. Essas informações são muito importantes para todos nós!

#PlacasMercosul #Novasplacas

Destaque
Recentes

Porto Alegre - Rio Grande do Sul: Rua Anita Garibaldi, 484/301

E-mail: ksa@ksaseguros.com.br

+55 51 3209.9705  |  +55 51 3330.7394

2020 - KSA Corretora de Seguros - Todos os Direitos Reservados

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Powered by

Agência Conectados - KSA Corretora de Seguros