Maio amarelo: o que é e qual a importância da campanha?



O maio amarelo é uma campanha anual que tem como objetivo conscientizar as pessoas em relação à segurança do trânsito. Essa questão é bastante relevante, pois os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte no Brasil. O país está na quarta posição entre os países com mais acidentes de trânsito do mundo. Além disso, o tráfego brasileiro mata uma pessoa a cada 15 minutos.


Pensando na importância desse tema, neste post explicaremos o que é o movimento Maio Amarelo, destacaremos qual é o objetivo da campanha e explicaremos sobre o porquê foi escolhido o mês de maio e também porquê amarelo foi a cor escolhida. Boa leitura.



O que é o movimento Maio Amarelo?


O movimento Maio Amarelo faz referência a uma campanha de conscientização em relação à segurança do trânsito e a primeira edição aconteceu em 2014. O movimento iniciou-se baseado em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas que estabeleceu a década entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.



Qual é o objetivo da campanha?


A campanha tem como objetivo colocar em pauta o tema segurança do trânsito e, assim, mobilizar a sociedade como um todo. Diversos segmentos são envolvidos nessa ação. Entre eles estão as empresas, órgãos governamentais, associações, entidades de classe e sociedade civil.


A campanha Maio Amarelo visa criar um ambiente propício para a discussão de ações para melhorar a segurança do trânsito e também propagar o conhecimento, ao abordar toda a amplitude sobre a questão do trânsito nos diferentes segmentos.


Desse modo, podemos dizer que o Maio Amarelo nasce com uma proposta. A campanha tem como intenção chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.





Por que maio?


Em 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu a década de ação para a segurança do trânsito. Desde então, o mês de maio tornou-se referência no desenvolvimento de ações visando a conscientização das pessoas em relação ao tema.



Por que amarelo?


O amarelo foi escolhido para simbolizar a campanha porque a cor simboliza a atenção. Além disso, a cor simboliza a sinalização e a advertência no trânsito, ou seja, a escolha visa chamar a atenção e conscientizar as pessoas sobre o tema.


A campanha Maio Amarelo é uma campanha que visa conscientizar as pessoas em relação às questões da segurança no trânsito. Trata-se de uma questão fundamental, pois a conscientização sobre esses temas ajuda a prevenir e a diminuir as chances de acidentes de trânsito.


Este conteúdo na qual destacamos sobre o que é e qual a importância da campanha foi útil para você? Compartilhe este post para os seus amigos e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação a esse relevante tema.




Quer receber conteúdos exclusivos por e-mail? Assine nossa Newsletter e fique por dentro do mundo do Seu Seguro.

Destaque