Danos elétricos no Seguro Residencial: o que é e como você está garantido?

Quem realiza a contratação de um seguro residencial sabe que o produto vai lhe ajudar em diversas situações, porém nem sempre fica claro quais realmente são as coberturas contratadas.


Para quem deseja coberturas das mais simples, como uma pia entupida ou uma infiltração, até as mais complexas como problemas relacionados à eletricidade é importante que inclua na hora da contratação a cobertura de danos elétricos no seguro residencial. Essa é uma cobertura muito popular, mas é importante que você verifique se ela realmente está inclusa no seu contrato.


Pensando em facilitar a sua vida sobre o seguro no geral, trouxemos informações muito importantes neste artigo sobre Danos Elétricos no Seguro Residencial e como você está garantido realizando a contratação desta cobertura.



Por que contratar esta cobertura?


Para alguns esses problemas podem parecer improváveis, mas segundo estatísticas das próprias seguradoras, os danos causados por raios e quedas de eletricidade são os mais comuns. Ou seja, é importante estar atento em como a cobertura de danos elétricos pode te assegurar. Ainda mais que, no início do ano, as chuvas são mais fortes e tendem a gerar altas descargas elétricas, fazendo com que a probabilidade desses sinistros sejam ainda maiores.


Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil é o país que mais sofre com quedas de raios no mundo e não existe nenhuma outra nação que receba tantos raios. Os que caem aqui no Brasil são de carga positiva e chegam e cerca de 100 milhões por ano. Muita coisa né?


Por isso, uma das principais ocorrências nos produtos de seguro no Brasil são de danos elétricos. Também uma das coberturas mais procuradas.


Basicamente a cobertura de danos elétricos refere-se aos prejuízos causados pela variação de energia - sendo ela ocasionada por raios (fora do local segurado) ou não.


Perguntas mais frequentes sobre Danos Elétricos


Um raio caiu no transformador da rua e, devido a grande descarga elétrica, acabou danificando a minha geladeira. Mesmo a minha casa sendo na mesma rua do transformador queimado, eu posso acionar o seguro? Sim.


Estava assistindo a minha novela, começou a chover e caiu vários raios próximos a minha casa. Esses raios acabaram queimando a minha TV. Posso acionar o seguro? Sim.

Qual a diferença entre Queda de Raio e Danos Elétricos? A queda de raio provoca o dano elétrico. A garantia de danos elétricos cobre outros eventos além da queda de raio.


Em caso de queda de raio, meus eletrodomésticos são indenizados? Sim, desde que a cobertura de Danos Elétricos seja contratada.


Indenização de Danos Elétricos no Seguro Residencial


Uma dúvida muito pertinente para os proprietários é como comprovar os prejuízos causados pelas descargas elétricas. Afinal, como ele irá comprovar que o ocorrido de fato aconteceu através de descarga elétrica e o seus aparelhos foram queimados?


É importante que o segurado deixe a sua lista de bens sempre atualizada. Assim, o proprietário deve informar à seguradora a presença de todos itens, como: TV, microondas, máquina de lavar etc.


Como ser ressarcido?


  • Entrar em contato com a seguradora ou corretora de seguros para abrir o processo de sinistro;

  • Após entregar todos os documentos que a seguradora solicitar, a companhia terá o prazo de até 30 dias para fazer a restituição dos prejuízos sofridos.


Diferença entre Queda de Raio e Danos Elétricos


Para o local atingido por raios, a cobertura específica é a queda de raio, enquanto a os prejuízos causados pela variação de energia é garantida pela cobertura de danos elétricos - sendo ela ocasionada por raios (fora do local segurado) ou não.


Ou seja, quando você tem cobertura contra danos elétricos, recebe a indenização pelos seus aparelhos eletrônicos queimados por conta de descargas elétricas.


Já a cobertura de queda de raio serve para reparar danos estruturais, como telhas e paredes, no caso de um raio ter caído dentro do terreno da sua casa.


Ao contratar o Seguro Residencial, a cobertura por queda de raios já está inclusa nas garantias seguradas. Porém, a cobertura referente aos danos elétricos precisa ser contratada como adicional.


Por isso, pergunte sempre ao seu corretor quais são as melhores coberturas para sua casa! E se gostou desse conteúdo sobre Danos Elétricos no Seguro Residencial aproveite para se cadastrar na nossa newsletter e caso queira simular uma contratação, entre em contato conosco.


Destaque
Recentes

Porto Alegre - Rio Grande do Sul: Rua Anita Garibaldi, 484/301

E-mail: ksa@ksaseguros.com.br

+55 51 3209.9705  |  +55 51 3330.7394

2020 - KSA Corretora de Seguros - Todos os Direitos Reservados

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Powered by

Agência Conectados - KSA Corretora de Seguros