Automóvel: os itens de segurança que serão obrigatórios até 2022


Tem informações que todos nós precisamos saber, principalmente quando existe a palavra “obrigatório” no meio da frase. É importante estarmos atentos a todos os detalhes e itens de segurança de um veículo, até porque, se compararmos com Europa e Estados Unidos, por exemplo, o Brasil infelizmente está muito atrás.

Sabendo disso, o governo e as novas normas estão surgindo - principalmente quando se trata de segurança. E, neste artigo, vamos apresentar os itens de segurança que, até 2022, serão obrigatórios em todos os veículos.

Se você tem curiosidade e quer saber mais sobre o assunto, leia até o final!

Isofix

O Isofix é um novo sistema criado para garantir ainda mais a segurança das crianças. Em carros mais antigos, as famosas cadeirinhas infantis são fixadas no próprio cinto do veículo, mas, para garantir maior segurança, o Isofix são ganchos soldados e presos diretamente na carroceria do veículo.

Desde janeiro de 2018 os veículos novos que são produzidos já devem sair de fábrica com esse novo padrão. Para os modelos que já estão no mercado há mais tempo, a lei exige que a partir de 2020 todos tenham o sistema Isofix também. Essa norma exige esse sistema de segurança em, no mínimo, um assento.

Na Europa é obrigatório desde 2013. Nos Estados Unidos desde 2003, no padrão Latch.

Cinto de Três Pontos

O cinto de três pontos também é um dos itens de segurança que serão obrigatórios no Brasil até o ano de 2022. Ele serve, basicamente, para sustentar o corpo pelo abdômen e pelo tórax. É o mesmo cinto utilizado no motorista e no passageiro, porém, com a nova norma, todos os assentos deverão ter essa tecnologia para garantir segurança.

Desde janeiro de 2018 a norma já vale para carros novos. Porém, para os veículos que já estão em circulação, a nova regra deve ser cumprida a partir de 2020.

Na Europa é obrigatório desde 2006. Nos Estados Unidos desde 2007.

Encosto para cabeça no banco central de trás

Outro item que não poderíamos deixar de fora deste conteúdo é o encosto para cabeça no banco central de trás do veículo. Você pode reparar que alguns veículos já estão sendo fabricados com esse novo item, outros não.

Isso porque, como o cinto de três pontos, o encosto para cabeça já é obrigatório para os veículos novos. Agora, para os automóveis que foram lançados ao mercado antes do dia primeiro de janeiro de 2018, a obrigatoriedade só vale a partir de 2020.

Vale lembrar também que para veículos com assentos 2+2 ou conversíveis, essa norma é facultativa.

Na Europa é obrigatório desde 2006. Nos Estados Unidos desde 2007.

Controle de Estabilidade

Esse é um sistema eletrônico que atua diretamente no freio de cada roda, facilitando para que o motorista tenha o controle e a estabilidade do seu veículo. Sendo assim, em casos de perda de aderência dos pneus, é possível corrigir a trajetória do veículo sem maiores problemas.

Essa medida de segurança será obrigatória para carros e comerciais leves zero quilômetros a partir de 2022.

Na Europa é obrigatório desde 2014. Nos Estados Unidos desde 2012.

Gostou do artigo? Conheceu os itens de segurança que, até 2022, serão obrigatórios em todos os veículos? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do nosso blog!


Destaque
Recentes

Porto Alegre - Rio Grande do Sul: Rua Anita Garibaldi, 484/301

E-mail: ksa@ksaseguros.com.br

+55 51 3209.9705  |  +55 51 3330.7394

2020 - KSA Corretora de Seguros - Todos os Direitos Reservados

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Powered by

Agência Conectados - KSA Corretora de Seguros