top of page

Afinal, como saber se um carro passou por enchente?


Afinal, como saber se um carro passou por enchente?

Está comprando um carro e não quer errar na escolha? Pode ter certeza que muita gente está na mesma que a sua. Comprar um carro danificado, com problemas e que passou por enchentes é uma coisa que todos nós queremos evitar. Mas, será que isso é possível?

Todo cuidado é pouco, e precisamos estar atentos até aos maiores detalhes na hora de comprar um veículo usado. Caso contrário, os problemas no futuro serão inevitáveis e todo o investimento que foi feito no carro terá ido por água abaixo, tendo em vista que se o carro já passou por enchente, provavelmente ele apresentará sérios problemas.

Se você não quer que essa “bomba relógio” caia no seu colo, está no lugar certo. Nesse artigo apresentamos algumas dicas para que você consiga conferir o veículo e verificar se ele passou ou não por uma enchente. Atente-se a todas as dicas, vamos lá!

Se o carro passou por enchente ele poderá ter: odores incomuns

O primeiro é o cheiro. Se o carro foi inundado por uma enchente recentemente, dificilmente o cheiro terá saído 100%. Portanto, no primeiro momento que você entrar no veículo, procure sentir qualquer odor incomum. Caso sinta, pode ter certeza que coisa boa não é.

Não necessariamente um odor ruim e incomum significa que o veículo passou por uma enchente. Mas, dependendo de como for esse odor, é possível verificar se tem ligação ou não. Se você sentir, pode ter certeza que vai entender na hora do que estamos falando.

Umidade e sujeira

Quando for fazer a análise final para comprar o veículo, passe a mão em todos os cantos, verifique o interior do carro e tente encontrar qualquer marca de umidade ou sujeira. Caso encontre, pergunte ao vendedor a procedência do problema.

É comum de acontecer com carros que passaram por enchente a descoloração dos estofos. Portanto, esse é um ponto que, caso você identifique, é bom desconfiar e questionar o vendedor.

Indicadores de inundação

Ferrugem e mofo, dois indicadores perfeitos de inundação. Então, caso você encontre qualquer um deles em uma inspeção, não compre porque é problema na certa! Dificilmente esses indicadores acontecem em outros casos se não por inundação em enchentes.

Caso o mofo exista, provavelmente você irá encontrá-lo em toda a área da cabine do carro. O que mais vemos acontecer em carros que passaram por enchente é o mofo se alocar nas laterais internas e sob os bancos. Então, atente-se com isso na hora de fazer a inspeção!

Assentos danificados

Virar os assentos do carro é uma ótima forma para verificar se o mesmo já passou por uma enchente ou não. Isso porque, como os bancos são feitos de espuma, dificilmente toda a água será escoada e as marcas também são nítidas nesses casos.

Alguns vendedores até tentam esconder alguns indicadores de inundação, mas dificilmente conseguem tapar todos os problemas que uma enchente pode trazer para o carro. Por isso é bom que você fique atento em todos esses detalhes que estamos apresentando.

Pontos de ferrugem e sujeira no capô

Abrir o capô do veículo é fundamental. Dificilmente o vendedor conseguirá esconder todos os pontos de ferrugem e sujeira dessa parte do veículo. Além da ferrugem e sujeira, no capô também é possível verificar a integridade do olho. Caso não esteja fresco e limpo, pode começar a ficar com um pé atrás!

Também é importante verificar o filtro de ar. É necessário mexê-lo para um lado e para o outro e, caso exista algum tipo de umidade, desconfie!

Não esqueça de aplicar todas essas dicas na hora de comprar um veículo, combinado? Os problemas que você pode ter comprando um carro que passou por enchente são muito piores do que você imagina!

Se você gostou deste artigo, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades do Blog da KSA!

Quer receber conteúdos exclusivos por e-mail? Assine nossa Newsletter e fique por dentro do mundo do Seu Seguro.

Destaque
Recentes
bottom of page