• KSA Corretora de Seguros

Sinistro de Seguro Auto: tudo que você precisa saber


Antigamente, somente pessoas extremamente ricas possuíam seguros para os seus veículos e imóveis. Porém, hoje em dia a história mudou.

Ter um seguro se tornou algo necessário e, em muitos casos, até mesmo indispensável para evitar os grandes prejuízos que podem acontecer no dia a dia.

Sabendo disso, resolvemos produzir este conteúdo.

Nele, explicamos o que é o sinistro de um seguro, quais são os principais tipos e como agir caso precise utilizá-lo. Confira!

Afinal, o que é sinistro de seguros?

Vamos supor que você tem um carro. Certo dia acaba cruzando uma preferencial e colide com outro veículo.

O sinistro é exatamente isso, quando ocorre qualquer tipo de acidente/incidente com o seu veículo que cause danos e prejuízos para o seu carro e/ou para o terceiro (outro envolvido).

Isso significa que, se você não tiver um seguro e colidir, os prejuízos serão ainda maiores, pois você não terá a quem recorrer.

Então, resumindo, o seguro é essencial para você poder andar com seu carro tranquilamente e aproveitar todos os momentos sem se preocupar com as eventualidades.

Quais são os principais tipos de sinistro?

Falando ainda de seguro de automóvel, existem dois principais tipos de sinistro e eles variam de acordo com a gravidade do incidente e também do valor total de prejuízos do veículo.

Perda parcial

Se você sofrer um acidente com seu veículo e, mesmo assim, for possível consertá-lo ou o valor do prejuízo for inferior a 75% do valor do carro, é considerada uma perda parcial.

Nesses casos, o seguro irá consertar o seu veículo e cobrar apenas a parte que exceda a sua franquia (participação obrigatória do segurado) - valor que é estabelecido no contrato.

Perda total

O sinistro de perda total ocorre quando não existe mais conserto para o veículo ou o mesmo é roubado, ou seja, quando há um prejuízo superior aos 75% do valor do carro.

Caso isso aconteça, a seguradora te ressarcirá com o valor do veículo segundo a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, mais conhecida como fipe.

Quais sinistros o meu seguro cobre?

Apresentaremos agora os tipos mais comuns, porém, vai depender do tipo de seguro e cláusulas contratadas:

- Roubo e furto;

- Colisão;

- Enchente;

- Incêndio;

- Atendimento a terceiros (caso você envolva mais pessoas no acidente).

Como agir em casos de sinistro?

Caso qualquer tipo de sinistro ocorra com você, é necessário entrar em contato o mais breve possível com a corretora e buscar solucionar os problemas.

Muitas pessoas esquecem desse contato prévio e acabam sendo prejudicadas. Portanto, tenha em mente que essa é a principal atitude quando ocorrer um sinistro.

Como escolher a melhor corretora de seguros?

Existem muitas corretoras e seguradoras no ambiente digital que não oferecem as principais facilidades aos seus clientes.

Portanto, te aconselhamos a conhecer nossos seguros clicando no link a seguir: https://goo.gl/pWCNWW e os depoimentos dos nossos clientes, para ver que trabalhamos com transparência e oferecemos tranquilidade e muitos benefícios para você.


Porto Alegre - Rio Grande do Sul: Rua Anita Garibaldi, 484/301

E-mail: ksa@ksaseguros.com.br

+55 51 3209.9705  |  +55 51 3330.7394

2020 - KSA Corretora de Seguros - Todos os Direitos Reservados

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Powered by

Agência Conectados - KSA Corretora de Seguros