top of page

Seguro de Responsabilidade Civil: o que é e porque ter?


Inúmeras pessoas exercem as atividades profissionais com o máximo de dedicação e visam fazer um trabalho de qualidade. Dessa maneira, será possível serem reconhecidas por sua excelência. Porém, todos estão sujeitos a cometerem falhas sem nenhuma intenção, o que poderiam ocasionar danos a outros indivíduos. Por esse motivo é muito importante contar com o seguro de Responsabilidade Civil.


Talvez você deva ter achado essa explicação um pouco vaga, mas calma! Ainda neste artigo explicaremos com mais detalhes sobre a importância desse produto e vamos esclarecer as suas dúvidas em relação ao tema. Continue com a gente.


O que é a Responsabilidade Civil?


Antes de explicarmos qual a importância e como funciona o seguro é muito importante destacarmos o que é a Responsabilidade Civil. Trata-se da responsabilidade extracontratual e refere-se à obrigação de indenizar um terceiro devido a um dano patrimonial, estético ou moral.


Caso tenha os elementos abaixo, surge a necessidade da indenização:

  • atuação lesiva culposa (sem intenção) ou dolosa (com intenção);

  • ocorrência de um dano patrimonial, estético ou moral;

  • relação de causa entre o dano e a ação da pessoa, ou seja, o dano precisa ser ocasionado pela conduta do indivíduo.


Qual a importância do seguro?


Como você pôde perceber, pode haver também a obrigação de indenizar um terceiro no caso de uma conduta involuntária. O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional ajuda exatamente nisso, pois cobre os danos causados por uma conduta culposa a terceiros no exercício da profissão. O produto garante reembolso a eventuais indenizações por danos materiais ou corporais que forem causados sem intenção.


Esse produto pode ser adquirido de maneira individual ou coletiva. O primeiro faz referência a uma apólice particular, ou seja, há apenas um contratante e um segurado. O outro produto é mais utilizado por sindicatos e associações de classe que visam proteger os profissionais em suas respectivas categorias.



Quais são os principais tipos do produto?


A apólice é direcionada para profissionais de diversas categorias. Por esse motivo, na sequência do post destacaremos quais são os principais tipos do produto. Confira!


Profissionais liberais


Trata-se de uma das modalidades mais conhecidas do produto e ela abrange diversos profissionais. Entre eles estão advogados, engenheiros, médicos, dentistas, arquitetos etc. Essa categoria também é conhecida como “Erros e Omissões”.


Vale ressaltar que todos os trabalhadores estão sujeitos a cometerem erros no exercício da profissão. Em algumas situações, essas questões podem prejudicar os clientes e alguns deles podem, eventualmente, entrar com ações na Justiça e buscar uma indenização pelo ocorrido. Caso a falha não tenha sido intencional, o seguro dará o suporte na área judicial e financeira, de acordo com o que está previsto em cada contrato.


Administradores


Essa modalidade protege os administradores de empresas e evita que eles sejam responsabilizados individualmente pelos danos pelas quais as suas ações possam gerar.


Pelo fato de tomarem decisões importantes, eventuais problemas podem acontecer. O executivo pode ser responsabilizado, por exemplo, por questões tributárias e fiscais. Ainda há a probabilidade de os gestores serem responsabilizados por práticas trabalhistas indevidas, danos ambientais etc. Por isso, muitas empresas contratam a apólice para garantir tranquilidade aos administradores e, assim, possam exercer as funções sem colocar em risco o patrimônio pessoal.


Considerando as diversas proteções, o seguro de Responsabilidade Civil dará mais segurança e tranquilidade para que você possa exercer a sua profissão. Dessa maneira, será possível dedicar integralmente para fazer o trabalho que tanto gosta, o que tende a otimizar o desempenho na profissão.


Você ainda está com alguma dúvida sobre como funciona o Seguro de Responsabilidade Civil? Deixe o seu comentário no post! Será um grande prazer esclarecer as suas dúvidas em relação ao tema.


Quer receber conteúdos exclusivos por e-mail? Assine nossa Newsletter e fique por dentro do mundo do Seu Seguro.

Destaque
Recentes
bottom of page