• KSA Corretora de Seguros

Quer ter uma casa sustentável? Confira essas 7 dicas!


A sustentabilidade vem crescendo a cada dia no Brasil, ainda mais quando o assunto são as casas. Para você ter ideia, segundo dados divulgados pelo Green Building Council Brasil (GBC), já somos o quarto país do mundo com o maior número de obras certificadas por sustentabilidade.

Essa é uma notícia muito boa, não é mesmo? Mas, ficará melhor quando afirmarmos para você que é possível ter uma casa sustentável sem gastar muito.

Isso mesmo, e preparamos esse conteúdo para te ajudar com isso. Nele, apresentamos 7 dicas para você ter uma casa sustentável e começar a cuidar melhor do nosso meio ambiente. Confira!

1. Restaure móveis antigos

Sabe aquele móvel antigo que você está pensando em colocar no lixo? Pois então, ele pode ser restaurado e reaproveitado por muitos e muitos anos.

Além de deixar a sua casa com um visual rústico e elegante, você estará fazendo um bem enorme para as árvores e todo o meio ambiente.

2. Utilize aeradores nas torneiras

Se você não sabe, aeradores são equipamentos muito utilizados na piscicultura e agricultura para que a água saia em menos vazão e quantidade.

Portanto, colocando um aerador na sua torneira, você estará evitando o desperdício excessivo de água enquanto lava a louça, as mãos, etc.

3. Reaproveite a água da chuva

Existem muitas regiões do Brasil que a chuva aparece diariamente, portanto, porque não reaproveitar toda essa água que cai do céu?

Sim, isso é possível. Utilizando calhas, cisternas ou tanques, você consegue coletar toda essa água e utilizá-la para momentos que não necessitam de água potável, como na hora lavar o carro, limpar o pátio e dar descarga do vaso sanitário, por exemplo.

4. Opte por aparelhos eletrônicos com selo Procel

Existem muitos aparelhos eletrônicos em lojas pelo Brasil, porém, nem todos são os ideias quando o assunto é casa sustentável.

Portanto, na hora de adquirir qualquer aparelho eletrônico, certifique-se de que o mesmo está certificado pelo Procel. Assim, pode ter certeza que, além de economizar energia, você estará fazendo um bem enorme para o meio ambiente.

5. Evite desperdícios em uma obra

Evitar é a palavra-chave para conseguir ter um casa sustentável. Portanto, quando for fazer uma obra, evite desperdiçar materiais de construção e móveis.

Além de economizar financeiramente, você estará sustentavelmente correto e diminuirá a quantidade de entulhos para descarte.

6. Utilize caixa acoplada na descarga

É comprovado que a descarga é a responsável pelo maior desperdício de água em uma casa. Para evitar toda essa água que vai fora sem necessidade, basta colocar uma caixa acoplada na sua descarga.

Isso mesmo. As caixas acopladas possuem dois botões diferentes: um que você aperta e a descarga sai com apenas 3 litros de água, e outro com uma descarga de 6 litros de água.

Demais, não é mesmo? Ah, vale lembrar também que essas caixas tem um preço acessível e você encontra em ferragens e lojas de materiais de construção.

7. Escolha lâmpadas de LED

Economizar energia também torna a sua casa sustentável, portanto, nada melhor que trocar as lâmpadas normais por de LED.

“Como assim? As lâmpadas de LED são mais econômicas?”.

Sim! As luzes de LED gastam menos energia, fazem você economizar financeiramente e contribuir para o bem do nosso meio ambiente.

Gostou das dicas? Acredita que faltou alguma que pode acrescentar? Então, contribua com esse conteúdo deixando seu comentário abaixo.


Porto Alegre - Rio Grande do Sul: Rua Anita Garibaldi, 484/301

E-mail: ksa@ksaseguros.com.br

+55 51 3209.9705  |  +55 51 3330.7394

2020 - KSA Corretora de Seguros - Todos os Direitos Reservados

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Powered by

Agência Conectados - KSA Corretora de Seguros