• KSA Corretora de Seguros

4 leis de trânsito que você precisa ficar de olho


Existem muitas leis no Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/97) que os motoristas não conhecem e acabam sendo extremamente prejudicados por isso.

É normal ouvir: “Ah, mas eu não sabia”, “É sério que essa lei existe?”, “Desde quando essas leis de trânsito estão em vigor?”.

Se você não sabe quais são essas leis que você precisa ficar de olho, fique tranquilo, produzimos este conteúdo para te apresentar 4 delas.

Gostou do assunto? Então, vamos logo ao que interessa!

Braço para fora do veículo

Sabe aquela mania de colocar um braço para fora do veículo quando se está dirigindo? Pois então, por lei ela é proibida e resulta em multa para o proprietário.

Porém, como toda regra existe uma exceção, essa não seria diferente. Caso você estiver sinalizando algo, como, por exemplo, no momento da baliza, é permitido colocar o braço para fora da janela.

Então, se você não quer se complicar, tomar pontos na carteira e ter que pagar uma multa desnecessária, o ideal é sempre utilizar as duas mãos na direção, trazendo segurança e tranquilidade ao trânsito e as pessoas que andam com você.

Objetos no colo

É bastante normal ver veículos com excesso de bagagens, principalmente nas viagens em família para cidades ou países distantes.

Portanto, é importantíssimo você saber que transportar objetos no colo é proibido, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/97).

“Ah, mas uma mochila, ou até mesmo as sacolas do supermercado não vão atrapalhar o motorista a ponto de acontecer um acidente”.

Quando um motorista carrega um objeto atrás, automaticamente sua atenção está nesse item, que pode cair, quebrar, etc. Além disso, mochilas e bolsas podem ferir os passageiros em caso de colisões.

Então, é importante você saber que o certo é carregar todos os objetos no porta-malas, para evitar maiores complicações.

Fone de ouvido

Está sem rádio no carro e quer andar escutando músicas no fone de ouvido? Saiba que isso é extremamente proibido e pode causar uma multa e 4 pontos na sua carteira.

Para você ter ideia da gravidade desse ato, vamos dar um exemplo:

Vamos supor que você está no volante, certo? Se um carro buzinar para dar algum sinal ou se um agente de trânsito solicitar sua parada, por exemplo, você não terá como escutar e poderá causar problemas.

Além disso, abafando totalmente o som externo, eles comprometem a sua atenção, o que pode causar graves acidentes no trânsito.

Então, saiba que escutar músicas, ou até mesmo usar os fones de ouvidos para falar no telefone são proibidos pelo código de trânsito.

Falta de combustível

Muitas pessoas não sabem, mas se despreocupar com a gasolina pode ocasionar em uma multa e 4 pontos na carteira.

Não importa qual seja a via, está no código de trânsito que os veículos que pararem por falta de combustível estão sujeitos a receber uma multa.

Então, dê atenção ao nível do combustível e, sempre que necessário, procure o posto mais próximo para evitar complicações.

Achou que faltou alguma multa de trânsito que os motoristas devem ficar de olho? Então, comente aqui embaixo e ajude as pessoas a se prevenir!


Porto Alegre - Rio Grande do Sul: Rua Anita Garibaldi, 484/301

E-mail: ksa@ksaseguros.com.br

+55 51 3209.9705  |  +55 51 3330.7394

2020 - KSA Corretora de Seguros - Todos os Direitos Reservados

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Powered by

Agência Conectados - KSA Corretora de Seguros