top of page

Vai comprar um veículo seminovo? Veja dicas para fazer uma boa aquisição


comprar um veículo seminovo

Comprar um carro zero quilômetros às vezes acaba fugindo do orçamento das pessoas, que acabam optando por comprar um veículo seminovo. Não existe problema nenhum nessa aquisição, muito pelo contrário, existem veículos seminovos que são excelentes, com ótimo custo-benefício.

Agora, como fazer uma compra segura? De um veículo bom? Que não vai trazer somente dores de cabeça? Utilizando a melhor forma de pagamento possível? Aí é necessário ter um pouquinho de conhecimento sobre o assunto.

Para te ajudar a comprar um veículo seminovo de qualidade, neste artigo apresentamos as principais formas de pagamento e dicas para fazer uma boa aquisição. Confira!

Primeiro passo: definir a forma de pagamento

Você teve a ideia: “vou comprar um veículo seminovo”. Então, agora é hora de dar o primeiro passo para a realização do seu objetivo: definir qual forma de pagamento será utilizada para aquisição.

À Vista

A primeira possibilidade é comprar o veículo à vista. Na maioria das vezes, essa opção acaba fugindo do alcance das pessoas, que não possuem o valor total para comprar um veículo seminovo.

Ao optar pela opção de pagamento à vista, você não fica com nenhuma dívida e o carro é automaticamente transferido para o seu nome, sem haver nenhum tipo de alienação. Além disso, consegue negociar o valor com o vendedor. Clientes que compram à vista, na maioria das vezes, conseguem bons descontos na compra de um veículo seminovo.

Financiamento

A opção mais comum entre os brasileiros é o financiamento. O que muita gente não sabe é que, na maioria das vezes, essa não é a melhor opção, devido às taxas de juros altíssimas e o prazo para quitação do financiamento.

Por isso, na hora de fazer um financiamento para comprar um veículo seminovo, fique atento as taxas cobradas pelo banco e tente diminuí-las o máximo possível. Para fazer isso, é importante que você consiga dar uma valor de entrada, e financie o restante em um menor número de parcelas.

Consórcio

Outra opção que está ganhando força no mercado é o consórcio. Essa é uma ótima forma de se livrar de toda a burocracia que envolve o financiamento — inclusive os juros.

Ao comprar um veículo seminovo pelo consórcio, você se livra de todos os juros estipulados pelas instituições financeiras e paga apenas pequenas taxas administrativas.

Porém, é válido lembrar que, diferente da opção à vista e financiamento, você não recebe o veículo na hora de fechar o negócio. Ou seja, se você está sem pressa para comprar o automóvel e quer a melhor opção, livre de juros altíssimos, com certeza indicamos o consórcio para você!

Dicas para comprar um veículo seminovo de qualidade

Depois de definir a forma de pagamento, chegou o momento de escolher o veículo que você quer adquirir. Para que a sua compra seja um sucesso, sugerimos seguir as seguintes dicas:

Selecione o modelo ideal para você

Pense que você estará com o seu carro diariamente, ou seja, o veículo fará parte da sua vida. Então, nada de comprar o automóvel sem pensar: converse com a sua família, veja qual o modelo ideal, que vai suprir todas as suas necessidades.

Compre em uma concessionária de confiança

A escolha da concessionária também é um passo muito importante para fazer uma boa aquisição. O ideal é evitar empresas e pessoas que vendem carros e você não conhece a procedência.

Você conhece aquela famosa frase “o barato sai caro”? Pois então, temos certeza que você não gostará de ter problemas após a aquisição do veículo. Sendo assim, pesquise por concessionárias de confiança da sua cidade.

Verifique a documentação do veículo

Outro passo importante antes de comprar um veículo seminovo é verificar a sua documentação. Qualquer problema nos documentos pode dificultar a transferência do automóvel para o seu nome, portanto, fique atento a esse quesito.

O ideal é verificar na documentação os seguintes itens: multas, estado do CRV, pagamento das taxas (como o IPVA, por exemplo) e os possíveis sinistros do veículo.

Seguindo todas essas dicas, temos certeza que você fará uma boa aquisição! E se gostou deste conteúdo sobre como comprar um veículo seminovo com segurança, aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades do Blog da KSA!


Quer receber conteúdos exclusivos por e-mail? Assine nossa Newsletter e fique por dentro do mundo do Seu Seguro.

Destaque
Recentes
bottom of page