• KSA Corretora de Seguros

Cabos de vela: como saber o momento certo para trocá-los?


Manutenções são essenciais para manter o veículo funcionando da maneira correta. Algumas pessoas não dão atenção para esses detalhes, e acabam se prejudicando no futuro.

O objetivo deste artigo é mostrar quais são as funções dos cabos de vela e explicar como conhecer os problemas e saber o momento certo para trocá-los. Então, leia até o final e acabe com todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Primeiramente, quais as funções dos cabos de vela?

Com certeza você já escutou um: “troque o óleo”; “fique atento ao nível da água do carro”; “atenção com o filtro do óleo”, principalmente quando o motor engasga ou falha. Mas, você sabia que esse problema pode ser diretamente ligado aos cabos de vela?

Para entendermos melhor o seu funcionamento, vai uma breve explicação: os cabos de vela tem a função de fazer as velas funcionarem da melhor forma possível, ou melhor dizendo, da maneira correta. As velas são peças essenciais e, quando apresentam problemas, prejudicam o motor do veículo.

Cabos de vela com problemas podem causar falha na injeção do veículo, passagem de óleo para os cilindros, válvulas com defeito e até mesmo que a gasolina do posto que você abastece pode estar prejudicando o seu motor — nesse caso, é indicado trocar de posto e/ou tomar mais cuidado ao abastecer.

Como saber quando estão com problema?

Cabos de vela tem vida útil, como todas as peças de um veículo. Portanto, sua manutenção é indispensável. Um dos principais indícios de que os cabos e as velas estão com problemas e precisam imediatamente de reparos são as falhas no motor.

Por exemplo, você entra no seu veículo e gira a chave para dar a partida. Se o mesmo falhar, não ligar ou simplesmente engasgar, os cabos e as velas podem ser um problema, e é preciso procurar um profissional especializado para verificar.

Além desse problema de falha no motor, existem alguns defeitos nos cabos de vela que podem ser verificados facilmente, por qualquer pessoa. Quando apresentam rachaduras, ressecamento e mau encaixe, pode ter certeza que problemas mais sérios estarão por vir, portanto, atente-se em tudo isso!

Atenção: Faça uma revisão dos cabos de vela com periodicidade!

Muitas pessoas esperam o problema acontecer para tomar uma atitude. Quando estamos falando de reparos em veículos, essa é uma atitude não recomendada, sabe por quê? Se você consegue verificar o problema logo no início, é muito mais fácil para solucionar.

Totalmente o contrário de quando você deixa o problema acontecer e prejudicar o seu veículo. Quando isso acontece os gastos são maiores e os defeitos já terão prejudicado o desenvolvimento do seu carro. Não é isso que você quer, certo?

Então, previna-se. Faça uma revisão periódica de todos os itens indispensáveis para o seu veículo, inclusive os cabos de vela. Assim, quando for necessário trocá-los o mecânico terá a solução imediata e esse problema provavelmente não vai prejudicar outras peças do seu veículo.

Se você gostou deste artigo e quer acompanhar todas as novidades do nosso blog, assine nossa newsletter!


Porto Alegre - Rio Grande do Sul: Rua Anita Garibaldi, 484/301

E-mail: ksa@ksaseguros.com.br

+55 51 3209.9705  |  +55 51 3330.7394

2020 - KSA Corretora de Seguros - Todos os Direitos Reservados

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Powered by

Agência Conectados - KSA Corretora de Seguros