• KSA Corretora de Seguros

Quer fazer um planejamento financeiro pessoal? Veja essas 4 dicas!


Fazer um planejamento financeiro pessoal é a melhor forma de organizar as finanças e evitar as terríveis dores de cabeça no final do mês. Ninguém merece não calcular certo e chegar no dia 05 e 10 de cada mês sem dinheiro suficiente para pagar as contas.

Isso tudo faz parte do planejamento e organização que você precisa começar a aderir na sua vida para viver com mais tranquilidade, e é sobre isso que falamos neste conteúdo.

Nele, apresentamos 4 dicas para que você consiga criar um planejamento financeiro pessoal eficiente para se livrar das dívidas e viver com muito mais segurança financeira. Gostou da ideia? Então, confira as dicas!

1. Defina objetivos financeiros

Antes de tudo, para fazer um planejamento financeiro é necessário ter bem definido todos os objetivos financeiros, seja de curto, médio ou longo prazo. Por exemplo: em um ano quero juntar R$ 20.000,00 para viajar com minha família para Nova York.

Isso precisa estar bem claro para você. Mas, logicamente, é necessário ser realista nessa definição. Isso porque, não adianta você almejar uma viagem para fora do Brasil quando a sua situação financeira está abalada e o salário do final do mês mal dá para pagar as contas.

Portanto, além de traçar metas e definir os objetivos, é preciso fazer uma seleção daquilo que é para um, dois e dez anos. Assim, ficará mais fácil de concretizar todas as metas e buscar motivação para novos e melhores objetivos.

2. Anote todas as despesas

Qualquer despesa que você tiver no dia a dia merece uma atenção. Isso porque, quanto mais você consegue otimizar o que entra na sua conta, melhores serão suas condições no final do mês.

Então, por menor que seja a despesa, anote! “Ah, mas fui na padaria e gastei R$ 20,00 com comida”. Isso é uma despesa? Você gastou dinheiro seu? Então, anote. O que queremos dizer com isso é que tudo precisa ser anotado, por menor que seja o peso no bolso.

3. Economize!

Evitar gastos supérfluos e economizar não é para qualquer um. É preciso ter muita motivação e foco para conseguir isso - é aí que entram as metas e os objetivos que foram traçados no início.

Até porque, se você tem algo maior para concluir na frente, porque vai deixar que uma tentação em um shopping acabe prejudicando todos os objetivos?

Esse é o pensamento que você precisa ter para economizar. Claro que apenas usamos o exemplo de um shopping, pois muitas pessoas gastam até mesmo o que não tem nesse ambiente. Mas, isso é válido para tudo que é supérfluo e não precisa ser adquirido no momento.

4. Tente pagar somente à vista

Os juros de um cartão de crédito são altíssimos, e você precisa ter muito cuidado com isso. Um dia de atraso pode custar caro, então, atenção redobrada é o mínimo quando o assunto são aos gastos com cartão de crédito.

Todos sabemos que é ótimo passar o cartão e pagar apenas no final do mês. Mas, talvez essa seja uma atitude ultrapassada, principalmente para aquelas pessoas que estão buscando uma melhor organização financeira.

O melhor jeito de evitar que problemas financeiros futuros aconteçam é pagando tudo à vista. Claro que existem as exceções, mas você precisa procurar sempre pagar tudo em dinheiro ou débito do cartão, e utilizar o crédito somente quando valer a pena ou essa ser a última saída para comprar algo extremamente necessário.

Gostou das dicas que apresentamos no conteúdo? Então compartilhe nas redes sociais com seus amigos, eles podem estar precisando delas para fazer um planejamento financeiro pessoal também!


Porto Alegre - Rio Grande do Sul: Rua Anita Garibaldi, 484/301

E-mail: ksa@ksaseguros.com.br

+55 51 3209.9705  |  +55 51 3330.7394

2020 - KSA Corretora de Seguros - Todos os Direitos Reservados

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Powered by

Agência Conectados - KSA Corretora de Seguros