• KSA Corretora de Seguros

Danos elétricos aumentam nos lares brasileiros: o que fazer?


Os danos elétricos vem causando dores de cabeça para muitas famílias brasileiras. Para você ter ideia, o Brasil é o país campeão mundial de incidência de raios. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o país está no topo quando o assunto é descarga elétrica por raios.

O estudo realizado pelo Inpe também apontou que o número de mortes por raios diminuiu no Brasil, porém o de vítimas atingidas por raios dentro de casa cresceu nos últimos anos. A dúvida que surge é: o que fazer?

Existem precauções que podem ser tomadas para evitar que o pior aconteça, e é sobre isso que trataremos neste conteúdo. Nele, apresentamos dicas para que você evite que esse tipo de imprevisto aconteça na sua residência. Confira!

Desligue os aparelhos da tomada em casos de tempestade com raios

Manter os aparelhos na tomada eleva consideravelmente as chances do mesmo ser queimado por conta dos raios, oscilação de energia, queda de luz e curtos circuitos. Ninguém merece perder os eletrodomésticos por mantê-los ligados durante uma tempestade, não é?

Então, quando ver que o tempo fechou e que uma tempestade se aproxima, tire todos os eletrodomésticos da tomada, principalmente aqueles de maior valor. Tomando essa atitude você previne que imprevistos aconteçam e acabem pesando no seu bolso.

Utilize estabilizadores de energia ou no-break

Tanto os estabilizadores quanto os no-breaks tem a função de proteger os aparelhos das oscilações de energia. Sabe quando a luz pisca e os aparelhos eletrônicos desligam e ligam em questão de segundos? Pois então, até mesmo essa pequena queda pode ser crucial para queimá-los.

Os estabilizadores e no-breaks garantem que isso não aconteça, pois, quando os aparelhos eletrônicos estão ligados a eles, são automaticamente protegidos pela sua fonte de energia. Caso tenha que queimar algo, será o estabilizador ou no-break, e não o seu eletrodoméstico.

Vale lembrar que não existem apenas estabilizadores para computador — como são mundialmente conhecidos. Na verdade, já existem estabilizadores de energia específicos para eletrodomésticos.

Evite o contato com objetos metálicos

Muitas pessoas não sabem, mas ter contato com objetos metálicos durante uma tempestade pode ser bastante prejudicial. Isso porque os raios durante os temporais são facilmente conduzidos para os objetos metálicos.

Por conta disso, durante uma tempestade, afaste-se de todos os objetos metálicos. Além disso, é importante lembrar que os para-raios ajudam nessas situações, e devem ser instalados por profissionais que realmente entendem do assunto

Evite tomar banho durante tempestades

“Já ouvi falar que isso é mito”.

Realmente muita gente não acredita nisso, mas é comprovado que se o chuveiro não estiver com o fio de aterramento devidamente instalado, as descargas elétricas podem passar por entre o chuveiro e ocasionar em grandes acidentes.

Portanto, evite tomar banho durante tempestades. Todas as tempestades com a queda de muitos raios tem um fim, e muitas vezes as fatalidades podem ser evitadas se a pessoa esperar apenas alguns minutos a mais.

Se você gostou deste artigo ou tem algum feedback sobre ele, deixe seu comentário abaixo!

#danoselétricos

Porto Alegre - Rio Grande do Sul: Rua Anita Garibaldi, 484/301

E-mail: ksa@ksaseguros.com.br

+55 51 3209.9705  |  +55 51 3330.7394

2020 - KSA Corretora de Seguros - Todos os Direitos Reservados

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Powered by

Agência Conectados - KSA Corretora de Seguros