top of page

Sem empregado doméstico? Veja 4 dicas para manter a casa organizada


Muitas famílias são reféns do empregado doméstico, mas, você sabia que é possível cuidar da casa e mantê-la organizada mesmo sem contratar um profissional especializado?

Isso é possível, e sobre isso que abordaremos neste conteúdo. Sabemos que muitas pessoas também não tem tempo e chegam exaustas do trabalho. Se você tem esse perfil, fique tranquilo, as dicas que apresentaremos são bem práticas.

Então, tá esperando o que para economizar com empregados domésticos e mesmo assim manter a casa organizada? Pegue um papel e uma caneta e anote as dicas a seguir.

#1 Dê responsabilidades para as crianças

As crianças precisam ter responsabilidades desde pequenas. Portanto, nada melhor que conciliar a organização com a educação dos filhos.

O ideal é estipular tarefas diárias para as crianças, de acordo com suas idades. Os menores podem ficar responsáveis por organizar suas próprias bagunças, como, por exemplo, guardar todos os brinquedos após o uso.

Já os maiores podem ficar responsáveis pela organização do guarda-roupas, da cama e todas outras tarefas que envolvem o seu quarto. Assim, pode ter certeza que a casa ficará mais organizada e você conseguirá chegar em casa e relaxar após um exaustivo dia de trabalho.

Além disso, o estímulo é muito importante, principalmente quando o assunto são as crianças. Então, é interessante oferecer prêmios para quem conseguir finalizar todas as suas responsabilidades diárias.

#2 Evite o acúmulo de serviços

Um erro fatal e que pode prejudicar toda a organização da casa sem empregado é o acúmulo de serviços. Convenhamos, a maioria das pessoas não têm tempo na semana para parar, passar pano, organizar os quartos, limpar o banheiro, entre outras tarefas.

Quando a pessoa acumula serviços e fica com o pensamento de “ah, amanhã eu faço”, na maioria das vezes o amanhã da limpeza nunca chega e, consequentemente, a casa fica cada vez mais suja e desorganizada.

Então, não deixe que roupas sujas se acumulem na lavanderia, dobre as roupas após tirar da máquina, mantenha os quartos organizados e estipule regras para a utilização do banheiro, visando mantê-lo limpo.

#3 Faça uma faxina mais pesada nos finais de semana ou feriados

É inevitável que a limpeza seja feita de forma mais pesada e completa em algum dia da semana. Portanto, o ideal é tirar uma manhã do final de semana ou feriado para fazer uma faxina mais completa.

No dia que você tirar para fazer essa faxina mais pesada é necessário: passar pano na casa, organizar e limpar o banheiro, limpar os quartos, tirar o pó dos móveis, limpar os vidros e espelhos, etc.

Também é importante envolver todos os moradores Da casa para contribuir nas tarefas. Assim não fica pesado para ninguém, a faxina é feita mais rápida e todos conseguem ter tempo para aproveitar o dia de folga.

#4 Utilize produtos de limpeza de qualidade

Como você não terá um empregado doméstico responsável por toda limpeza na semana, o ideal é utilizar produtos de qualidade capazes de tornar a limpeza menos complicada e eficiente.

Existem diversos produtos no mercado eficientes para limpeza doméstica, mas o ideal para que você não precise esfregar o banheiro, por exemplo, é o cloro em gel. Já para a cozinha, os produtos desengordurantes são os mais indicados, pois eliminam a sujeira sem precisar de muito esforço.

Gostou das dicas práticas para manter a casa organizada que apresentamos? Então, compartilhe nas redes sociais com seus amigos, eles também podem estar precisando dessas dicas!

Quer receber conteúdos exclusivos por e-mail? Assine nossa Newsletter e fique por dentro do mundo do Seu Seguro.

Destaque
Recentes
bottom of page