top of page

Afinal, o que é Seguro para Condomínio?


Seguro para condomínio

Muitas pessoas não sabem, mas o Seguro para Condomínio é obrigatório por lei, segundo o artigo 1.346 do Código Civil.

Isso significa que toda e qualquer edificação do Brasil deve ter seguro contra incêndio e destruição total ou parcial.

Por esse assunto ser tão importante e pouco falado na internet, decidimos produzir esse conteúdo para o blog. Nele explicamos o que é Seguro Para Condomínio e quais são suas principais coberturas.

Confira!

O que é Seguro para Condomínio?

O Seguro para Condomínio nada mais é que uma excelente proteção para os imóveis, moradores e síndico. As coberturas, tanto básicas quanto adicionais, são extremamente úteis para prevenir possíveis imprevistos.

Art. 1.346. É obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial.

O artigo 1.346 é bem específico. O Seguro para Condomínio é obrigatório contra o risco de incêndio e destruição total ou parcial do local.

Porém, se você realmente quer prevenir possíveis eventualidades e imprevistos periódicos, é interessante conhecer as coberturas adicionais também.

Separamos as principais delas para você entender melhor:

Danos Morais

O Seguro para Condomínio é muito mais que cobertura para incêndio e destruição total ou parcial das edificações.

Na verdade, ampara também possíveis processos por danos morais que o condomínio sofra enquanto estiver segurado, consecutivos de danos materiais ou corporais a terceiros.

Despesas Fixas

Todo e qualquer condomínio tem uma despesa fixa mensal, isso é inevitável. Sendo assim, o Seguro para Condomínio também auxilia nessa parte, garantindo todas as despesas fixas: pagamento de salários dos funcionários, telefone, água, luz, etc.

Interessante, né?

Isso significa que qualquer problema financeiro no condomínio não afetará drasticamente os profissionais e os moradores, que estarão amparados pelo seguro e com garantia de pagamento das despesas fixas.

Danos Elétricos

Temporais acontecem com frequência, e precisamos estar prevenidos. Contratando um Seguro para Condomínio, os moradores terão a garantia de danos em aparelhos, instalações elétricas e eletrônicas de todo o condomínio.

É importante lembrar que essa cobertura acontece com qualquer dano elétrico, independente se é causado por um fenômeno da natureza ou não.

Na maioria das vezes os problemas que acontecem são curto circuito e queda de energia, mas essa não é uma regra.

Responsabilidade Civil do Síndico

Síndicos podem falhar, não existe uma garantia. Dívidas, erros na gestão, muitas coisas podem acontecer a acabar prejudicando todos os moradores do condomínio.

Se o objetivo é evitar esses possíveis imprevistos, uma das coberturas adicionais mais interessantes é a Responsabilidade Civil do Síndico.

Através desta cobertura, o condomínio estará amparado caso aconteçam danos corporais ou materiais a terceiro causados pelo síndico. Acredite, isso é muito mais normal de acontecer do que você imagina.

Gostou do artigo? Quer conhecer melhor o Seguro para Condomínio? Entre em contato com a KSA Corretora de Seguros e faça uma cotação online, sem custo algum!

Quer receber conteúdos exclusivos por e-mail? Assine nossa Newsletter e fique por dentro do mundo do Seu Seguro.

Destaque
Recentes
bottom of page